Com uma programação diversificada e gratuita, a II Feira de Turismo do Vale do Aço vai oferecer durante sua programação, de 8 a 11 de setembro no Centro Cultural Usiminas, capacitação e qualificação do trade turístico, além de oficinas de artesanato para a comunidade.

Estão abertas as inscrições para o Seminário “Turismo e Oportunidades de Negócios para o Vale do Aço” com a palestra “Brotas/SP – Aventura Segura que deu certo!”, com Luciana de Souza Pires de Jesus, Secretária Municipal de Turismo de Brotas/SP e Luiz Del Vigna, sócio fundador da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).

A palestra “Brotas/SP – Aventura Segura que deu certo!”, vai abordar a experiência da cidade de Brotas, que é considerada a capital brasileira da aventura, e a participação da Abeta no desenvolvimento do segmento de turismo de aventura, o que tornou o município um dos principais destinos brasileiros neste segmento.

Os palestrantes falarão ainda sobre o Programa Aventura Segura (PAS), iniciado em 2006, resultado de uma parceria entre a Abeta, Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional e contribuiu para o desenvolvimento turístico de dezessete regiões do Brasil, em treze diferentes estados.

Turismo e moda

No dia 9, às 19h, a Feira de Turismo receberá apresentações de casos de sucesso, com entrada franca. O vice-prefeito de Gramado/RS, Luiz Antonio Barbacovi, falará sobre “A importância do turismo para o desenvolvimento da Região das Hortênsias/RS”, mostrando o turismo como uma grande oportunidade de negócio para o desenvolvimento da Região das Hortênsias.

Entre as cidades desta região está Gramado, que atualmente é o terceiro destino de turismo mais desejado do Brasil e o oitavo a receber eventos internacionais, com 90% da sua economia gerada pelo turismo.

A palestra abordará as principais ações desenvolvidas no município de Gramado para torná-lo um destino de turismo de grande relevância, como também a importância de trabalhar regionalmente, construindo assim, outros produtos turísticos.

Na sequência, o estilista Ronaldo Fraga vai falar sobre “Economia criativa e suas colaborações para o desenvolvimento turístico de uma região”, abordando a moda para além da roupa, como um instrumento de reafirmação político e cultural.

Ronaldo Fraga vai apresentar o processo de pesquisa e desenvolvimento da última coleção desfilada na São Paulo Fashion Week, “Re-existência”, baseada na onda migratória atual na Europa. As palestras são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 31.3822.3031 ou no site www.institutoculturalusiminas.com.

Artesanato

Para quem se interessa por artesanato, a Feira de Turismo oferece várias opções de oficinas, ministradas pela Casa do Artesão Matizes, no Centro Cultural Usiminas. No dia 8, o tema será “Bordados”, de 19h às 21h30, com a proposta de confecção de bordados tradicionais com simplicidade.

No dia 9/9, a oficina de artesanato será “Bichinhos de Feltro”, de 14h às 16h30, com a confecção de bichinhos utilizando feltros, que depois de confeccionados podem ser utilizados para fazer aplicações e chaveiros.

No dia 10/9, será ministrada a oficina de Bainha Aberta, acabamento que valoriza peças como toalhas, fronhas e lençóis, no horário de 9h às 11h30.
As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo telefone 31.3825-4073 ou nas lojas da Casa do Artesão (Avenida Macapá, 06, Veneza e no Shopping Vale do Aço).

Nos dias 8, 9 e 10 será ministrada ainda a oficina “Vestuário Criativo”, com uma turma por dia, no horário de 17h às 18h. Os participantes vão aprender dicas para transformar peças de roupas novas ou usadas trazidas por eles em uma nova modelagem criativa. Para essa oficina as inscrições devem ser feitas pelo telefone 31-98927-0393.

Cultura

A programação da Feira de Turismo também terá várias atrações culturais. No dia 8, o espetáculo de dança “Saudade de Mim”, da Companhia Focus (RJ) se apresenta no Teatro do Centro Cultural Usiminas, às 11h15 e às 20h, com entrada franca.

No dia 10, a Feira receberá duas atrações. No Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas, às 16h, a tribo indígena Pataxó, de Açucena, fará uma apresentação. À noite, a comédia “Diário Sexual de uma Mulher Feia” será levada no Teatro do Centro Cultural Usiminas.

No domingo (11), para fechar a programação cultural, o grupo Samba Pa Nóis será a grande atração no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas, às 15h. Mais informações: 31.3822.3031 ou www.institutoculturalusiminas.com.

SERVIÇO:
Feira de Turismo do Vale do Aço
De 8 a 11 de setembro – Centro Cultural Usiminas
Apoio: Aciapi/CDL, Sindhorb, Aperam, Circuito Mata Atlântica, Clube Parque das Cachoeiras, Convention & Visitors Bureau, Seguradora Multiproteção, Brüder, Energia Solar, Phrase, Subway, Bretas, Leila Costa, Instituto Cenibra, Art Publish, Xiang, Hotel Panorama Tower, Samba Pa Nóis.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

comentários