A Consul convidou o sommelier Flávio Sad para dois eventos ligados ao vinho, uma paixão em sua vida e um grande prazer para os apreciadores da bebida. Flávio estudou na Universidade Caxias do Sul, onde se graduou em vinhos, sua harmonização com comidas e sobre serviços. Entusiasmado, não se furta em difundir seus conhecimentos para outros apreciadores e para quem deseja ingressar nesse fascinante mundo.

O primeiro evento é um curso sobre vinhos exclusivo para cooperados, que acontece nesta quarta-feira (29), às 19h30, na Sala de Treinamento do Hipermercado Consul. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas pelo telefone 3824-5219, de 8 às 18h. O valor da inscrição é um pacote de fraldas geriátricas comprado na Consul.

Na quinta-feira (30) haverá o segundo evento, uma degustação orientada de vinhos para os cooperados e seus familiares, também na Sala de Treinamento do Hiperconsul, às 19h30, onde Flávio vai oferecer uma seleção de bons vinhos para que cada um deguste e passe a apreciá-los ainda mais.

E na sexta-feira (1), a partir das 17h30, o sommelier Flávio Sad estará junto às gôndolas de vinho do Hipermercado orientando os clientes em suas compras, dando mais dicas de harmonização vinho e comida.

SERVIÇO:
Curso de degustação e harmonização de vinhos
Com o sommelier Flávio Sad
Dias 29 e 30 de junho e 1º de julho
Hipermercado Consul – Shopping Vale do Aço
Vagas limitadas

Enófilo, enólogo e sommelier
No mundo dos vinhos há diversas pessoas que trabalham e apreciam, estudam ou produzem a bebida de Baco. Entre os personagens mais conhecidos estão o enófilo, o enólogo e o sommelier, como nos ensina o site http://www.sobrevinho.net.

Explicando com mais detalhes e começando pelo enólogo. Ele é o “pai da criança”, o profissional responsável por todas as decisões sobre a produção do vinho, da análise do solo à melhor técnica para a colheita das uvas. Também participa do processo pós-colheita, definindo as técnicas de vinificação e o momento de colocar o vinho no mercado. Algumas vezes, atua como vendedor e assume o marketing do produto.

Este especialista normalmente é formado em Agronomia com especialização na área, pois há poucas faculdades no Brasil que oferecem o bacharelado em Enologia. A Universidade Federal do Pampa, em Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, é uma delas. Oferece aos estudantes disciplinas de base, que incluem botânica, microbiologia e climatologia, e disciplinas práticas como vinificação, marketing de vinhos e análise sensorial.

E quem são os enófilos? Somos nós que gostamos da bebida de Baco, que fazemos anotações sobre os vinhos que tomamos ou frequentamos confrarias e encontros, mas não temos responsabilidade alguma sobre sua elaboração. Para ser enófilo não é preciso curso profissionalizante, basta gostar e apreciar um bom vinho.

Já o sommelier tem conhecimento sobre vinhos, cervejas e outras bebidas. Este especialista trabalha em restaurantes, bares e lojas do setor, e normalmente é responsável por tudo que envolva as bebidas, da compra e recebimento das mercadorias à elaboração da carta.

A profissão surgiu antes do século XVII, na França. Cuidava de transportar o fermentado e tinha a obrigação de provar seu conteúdo antes que fosse servido, para comprovar que a bebida não havia sido envenenada. Tempos depois, a função servia para garantir que o produto era de boa qualidade.

No entanto, para ser considerado um sommelier é preciso mais do que paixão pelo néctar de Baco, é preciso formação e muito estudo. Este profissional precisa estar sempre se atualizando das novidades do mercado. Para isso, há cursos profissionalizantes na área da gastronomia.

Assim, o enólogo é responsável pela produção do vinho. O sommelier tem o conhecimento das características do fermentado e sua correta harmonização. E o enófilo aquele que aprecia ou estuda a nobre bebida.

Fonte : EL Comunicação


Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

comentários